E, por isso, tomem lá mais uma prenda. Para pensar. Mas desta vez a sério.
Em todas as almas há coisas secretas cujo segredo é guardado até à morte delas. E são guardadas, mesmo nos momentos mais sinceros, quando nos abismos nos expomos, todos doloridos, num lance de angústia, em face dos amigos mais queridos - porque as palavras que as poderiam traduzir seriam ridículas, mesquinhas, incompreensíveis ao mais perspicaz. Estas coisas são materialmente impossíveis de serem ditas. A própria Natureza as encerrou - não permitindo que a garganta humana pudesse arranjar sons para as exprimir - apenas sons para as caricaturar. E como essas ideias-entranha são as coisas que mais estimamos, falta-nos sempre a coragem de as caricaturar. Daqui os «isolados» que todos nós, os homens, somos. Duas almas que se compreendam inteiramente, que se conheçam, que saibam mutuamente tudo quanto nelas vive - não existem. Nem poderiam existir. No dia em que se compreendessem totalmente - ó ideal dos amorosos! - eu tenho a certeza que se fundiriam numa só. E os corpos morreriam.
Mário de Sá-Carneiro, in 'Cartas a Fernando Pessoa'
Espreita aqui
- julho 2010 (1)
- janeiro 2010 (5)
- dezembro 2009 (6)
- novembro 2009 (12)
1 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"Duas almas que se compreendam inteiramente, que se conheçam, que saibam mutuamente tudo quanto nelas vive - não existem. Nem poderiam existir. No dia em que se compreendessem totalmente - ó ideal dos amorosos! - eu tenho a certeza que se fundiriam numa só. E os corpos morreriam.", eram 8h da manhã mas lembro-me de referires isto. ahah
ResponderEliminarTinha ficado com curiosidade :D Fizes-te muitissimo bem postar.
Sá-Carneiro realmente tinha razão nas coisas que escrevia. :D
Beijinho*
Sá-Carneiro será sempre Sá-Carneiro, né jozita?
ResponderEliminarola, obrigado por teres comentado o meu blog. continua a fazê-lo, que ganhaste mais um visitante :)
ResponderEliminare por falar em comentarios, deixa-me que te diga que tens bom gosto em pores esta transcriçao aqui. mario de sa carneiro e essencial para se perceber as varias razoes que nos levam a pensar em coisas em que ninguem pensa, como o lado profundo da nossa mente, espirito e, como esta no texto, alma. alias, a escrita dele e tao misteriosa que ainda hoje faz pensar sobre as verdadeiras razoes que levaram ao seu suicidio.
beijinhos, tomé